Voluntários limparam Barragem da Várzea do Calde para alertar para problemas dos oceanos 

 

  • Campanha aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e envolveu a APPACDM e a Brigada de Sapadores da CIM Viseu Dão Lafões.

 

Um grupo de voluntários ocupou a parte da manhã de hoje, dia 20, a limpar a Barragem de Várzea de Calde, no município de Viseu. Nesta ação, dinamizada pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, foram recolhidos 55kg de lixo.  Sendo já uma tradição desta altura, uma vez que no ano passado foi a praia fluvial de Alcafache a ser limpa.

Todos os anos, em setembro, por altura do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a União Europeia e as Nações Unidas organizam a #EUBeachCleanup, uma campanha de sensibilização para os problemas dos oceanos, com eventos que decorrem em todo o mundo. A campanha deste ano decorre entre os dias 16 e 24 de setembro, de norte a sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira.

A Fundação Oceano Azul centraliza as ações a nível nacional, com a limpeza de maior dimensão a acontecer na zona da Costa da Caparica. Aos vários centros EUROPE DIRECT cabe a missão de envolver os parceiros locais, desde Câmaras Municipais a escolas e organizações de juventude ou ambientais. Desde 2019, foram recolhidas em Portugal mais de 250 toneladas de lixo marinho, com o envolvimento de mais de 18.000 voluntários em 625 ações.

“Nunca é de mais lembrar a importância de todos fazermos a nossa parte para vivermos num mundo mais sustentável. Fico, por isso, muito satisfeito ao ver uma adesão tão entusiástica a esta campanha, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Estão de parabéns todos os participantes. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de grande mérito por parte do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, a que esta CIM se associa com grande orgulho”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

É um grande prazer para o EUROPE DIRECT ter a oportunidade de participar nesta campanha tão meritória, associando-se a um movimento mundial de defesa do meio ambiente marinho. É sabido que parte da poluição que afeta os oceanos tem origem nos rios que neles desaguam, pelo que é fundamental atuar a montante, nas praias fluviais e nas barragens. Foi o que fizemos desta vez, na Várzea de Calde, novamente com grande sucesso”, declarou, por sua vez, José Carlos Almeida, responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.

Os participantes na iniciativa foram voluntários da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, além de elementos da Brigada de Sapadores da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin