Desde 1957, os cidadãos da União Europeia têm beneficiado dos esforços desta em prol da paz e da prosperidade, bem como da proteção que confere no que se refere aos direitos humanos, políticos, sociais e económicos fundamentais.
Paz e Segurança
Nunca a Europa Central e Ocidental registou um período tão longo sem guerras. A UE é o projeto de paz mais frutífero da história da humanidade. Os europeus estão unidos pela economia e pela cultura, mas também pelos valores da democracia.
Mercado Único
O mercado único, assenta nas quatro liberdades fundamentais da UE, que permitem a todos os cidadãos europeus:
- viver ou trabalhar em qualquer país da UE
- transferir dinheiro
- vender bens sem restrições
- prestar serviços em condições de igualdade
Direitos Humanos
A UE protege as minorias e grupos vulneráveis, ao mesmo tempo que promove a igualdade em todas as suas dimensões.
Alimentação e Rotulagem
Os cidadãos da UE beneficiam de alimentos de elevada qualidade, seguros e devidamente rotulados. A UE dispõe das normas de segurança alimentar mais rigorosas do mundo. Adotou controlos obrigatórios em toda a cadeia agroalimentar, a fim de garantir que as plantas e os animais são saudáveis, os alimentos destinados ao consumo humano e dos animais são seguros e os produtos são devidamente rotulados.
Relações Internacionais
Ao atuarem em conjunto, os países têm um maior peso do que 27 países que agem isoladamente. A dimensão política internacional da UE é inegável.
Tabaco
Com o objetivo de reduzir o consumo de tabaco por parte dos jovens, o Parlamento Europeu regulou sobre a apresentação dos maços de tabaco, aumentando o tamanho das advertências.
Saúde
Em caso de doença ou acidente durante uma visita a outro país da UE, qualquer cidadão da UE tem direito a receber cuidados de saúde públicos nas mesmas condições que os nacionais do país de acolhimento.
Roaming
Os cidadãos da UE em viagem pelo território da UE não têm de pagar taxas adicionais. A chamadas, sms e dados em roaming são cobrados ao mesmo preço que o/a cidadão/a paga no país onde vive.
Reconhecimento das qualificações profissionais
Para facilitar o trabalho noutro Estado-membro da UE, foram aprovadas regras para que sejam reconhecidas, em todo o território da União, as qualificações profissionais. Mais de 800 profissões, como médicos, enfermeiros ou arquitetos, estão abrangidas.