Viseu Dão Lafões assinala o Dia da Europa

O centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões comemorou Dia da Europa (9 de maio) com várias iniciativas, que tiveram lugar em Viseu e Castro Daire.  

A manhã começou com o Hastear da Bandeira da União Europeia, um momento simbólico que decorreu na Casa do Adro, em Viseu, que é a sede do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões. 

Seguiu-se a apresentação do programa “A União Europeia e Eu”, no Auditório Municipal de Castro Daire. Dirigido ao público escolar, este programa promove o projeto europeu, contemplando as diferenças culturais e institucionais dos diferentes Estados-Membros. O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer aos jovens os mecanismos de participação cívica a nível europeu, bem como as oportunidades que existem na União Europeia ao nível de estágios, voluntariado e do programa Erasmus+, entre outras. 

Ao início da tarde, a Casa do Adro recebeu um debate sobre “Diversidade Cultural na Europa”, no qual participaram o Clube Europeu da Escola Secundária Viriato (Viseu) e o Clube de Inglês da Escola Secundária de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul). Com este debate pretendeu-se promover um diálogo sobre os desafios multiculturais na União Europeia, com foco no multiculturalismo, emigração, globalização e línguas. Este dia, dedicado à Europa, encerrou com o Hino da União Europeia.

José Carlos Almeida, responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, recorda que “já é habitual o EUROPE DIRECT comemorar o Dia da Europa com várias atividades na região e este ano não foi diferente. As iniciativas do dia de hoje visam aproximar as populações, em particular os mais jovens, da União Europeia e aprofundar o conhecimento em relação à construção europeia”

Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, sublinha que “a CIM, enquanto entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT, tem como uma prioridade fortalecer a ligação entre este território e a União Europeia. Queremos que todos os cidadãos de Viseu Dão Lafões se sintam cidadãos europeus de pleno direito e comemorações como o Dia da Europa constituem uma oportunidade privilegiada para esse fim”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin