Exposição “Economia Europeia” mostra desafios da construção da UE

  • Iniciativa percorreu bibliotecas de Viseu Dão Lafões e está agora patente em Aveiro

 

A exposição “Economia Europeia”, promovida pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, está a percorrer bibliotecas da Região de Aveiro, depois de ter visitado a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL).

A mostra, desenvolvida por estudantes da Licenciatura de Economia da Universidade de Aveiro, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para os temas que marcam a agenda da União Europeia e os desafios colocados pela atual conjuntura económica mundial. Entre os assuntos abordados, destacam-se “A Dependência Energética da UE Face à Rússia”, “A Guerra da Desinformação” e “A Transição Climática”.

Depois de ter estado nas bibliotecas de Viseu Dão Lafões, a exposição, composta por 14 painéis, está agora no Centro de Documentação Europeia de Aveiro. Em janeiro, seguirá para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e, depois, para a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias de Produção de Aveiro Norte.

José Carlos Almeida, Responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, sublinha que “é missão do EUROPE DIRECT informar e educar os cidadãos sobre os grandes temas que estão na agenda da União Europeia e sobre as problemáticas que afetam a construção europeia nos dias de hoje. Esta exposição é uma forma lúdica e muito interessante de transmitir a mensagem aos cidadãos de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro. Os temas escolhidos para integrarem a mostra não poderiam ser mais atuais e assertivos. É um serviço público que o EUROPE DIRECT está a prestar às populações”.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, refere “A Exposição Economia Europeia, tem percorrido o nosso território fomentado o conhecimento sobre o projeto europeu, município a município, é com bastante orgulho que vemos o crescente interesse que esta mostra tem gerado em novos territórios”.

Recorde-se que a RIBVDL é um projeto que integra as bibliotecas dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo como missão promover o trabalho em rede, com vista à melhoria do serviço prestado pelas bibliotecas da região aos cidadãos. Desta forma, contribui para uma maior aproximação à comunidade em geral e para a promoção da coesão e do desenvolvimento do conhecimento da região.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin