A União Europeia (UE) é um projeto ímpar na história da humanidade.
O projeto europeu deu os primeiros passos, em 1957, no rescaldo da Segunda Guerra Mundial nomeadamente, com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e, posteriormente, da Comunidade Económica Europeia (CEE), compostas; à altura por seis países: Alemanha; Bélgica; França; Itália; Luxemburgo e Países Baixos.
O que começou como uma união a seis, com o objetivo de lançar as bases de uma paz duradoura e da prosperidade económica, evoluiu rapidamente, aumentando a sua dimensão geográfica e esfera de competências, formando atualmente um mercado único.
Em 1993, com o Tratado de Maastrich, a CEE passou a chamar-se UE, refletindo toda a evolução do projeto europeu.
Hoje em dia, a UE constitui-se a 27 como uma parceria económica, política e cultural de características únicas que abrange uma parte significativa do continente europeu.
Desde a sua criação, a UE tem promovido a paz, estabilidade e prosperidade em todo o continente europeu. Entre outras conquistas, contribuiu, decisivamente, para elevar o nível de vida dos europeus, deu origem a uma moeda única e tornou possível a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.