Sessão gerou debate animado sobre a importância da participação dos jovens no apoio às reformas políticas.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões organizou hoje, dia 14 de fevereiro, uma sessão sobre o Programa Erasmus+ Youth in Action destinada a jovens, numa parceria com a ANJE – Agência Nacional de Jovens Empresários.
O objetivo desta sessão, que decorreu na Casa do Adro (Viseu), sede do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, passou por fomentar o diálogo entre jovens, decisores locais/regionais e peritos na área da Juventude (Youth Experts) no sentido de desenvolver as competências-chave nos jovens, de forma a que sejam ativos na vida cívica e democrática e assumam o controlo do seu futuro; para além disso pretende-se incentivar a participação dos jovens no processo de tomada de decisão e contribuir para a reformulação das políticas de juventude nacionais, regionais e locais, ao nível do empreendedorismo, emprego, educação e inclusão social.
Este momento de partilha juntou jovens de Viseu Dão Lafões entre os 18 e 30 anos, Técnicos Municipais da Juventude e Decisores Políticos.
Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de se juntar em grupos, os quais procuraram apresentar soluções e desenvolver propostas para as problemáticas levantadas. Depois, apresentaram essas soluções aos decisores regionais, o que resultou em propostas de solução integradas.
Com o objetivo de envolver jovens de toda a região nesta iniciativa, o EUROPE DIRECT manteve reuniões prévias com os municípios de Viseu Dão Lafões, de modo a dar a oportunidade a cada concelho de sugerir participantes.
O Erasmus+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, assim como o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Segundo José Carlos Almeida, responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, “com esta sessão que, atendendo à participação e envolvimento de todos os presentes, consideramos um sucesso, o EUROPE DIRECT voltou a aproximar a Europa dos jovens, cumprindo a sua missão de ponto de contacto da UE com a região“.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), “iniciativas como esta, promovida em conjunto com a ANJE, são muito importantes para escutar os jovens da região e conhecer as suas motivações, preocupações e necessidades no contexto europeu atual. São excelentes instrumentos para os ajudar na transição para a vida adulta, de forma consciente e dotados de espírito crítico”.