Estudantes debateram questões europeias em simulação do Parlamento Europeu na Universidade de Aveiro

·                Alunos de Economia e membros da comunidade académica reuniram-se para discutir alguns desafios atuais da União Europeia, na 11.ª edição do concurso universitário de Simulação do Parlamento Europeu.

 

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e a Universidade de Aveiro (UA) dinamizaram, em parceria, a 11.ª edição do concurso universitário de Simulação do Parlamento Europeu. A iniciativa decorreu nos dias 8 e 9 de abril e ofereceu aos participantes, estudantes de Economia da UA, uma plataforma para discussão sobre alguns desafios atuais da União Europeia.

Durante os dois dias de evento, os estudantes e membros da comunidade académica participaram em debates e atividades direcionadas para quatro temas em agenda: “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a União Europeia”, “Agricultura e o ajustamento da PAC”, “Aumento da extrema-direita e populismo na UE” e “Posição da UE face aos conflitos no mundo”.

O primeiro dia foi preenchido por sessões de discussão paralelas, nas quais os estudantes da Universidade de Aveiro debateram intensamente os temas e preparam as propostas que apresentaram a concurso no dia seguinte.

No segundo dia os estudantes apresentaram as propostas preparadas na véspera, com intervenções introdutórias por parte de especialistas em cada área temática, que enriqueceram ainda mais o debate com a partilha dos seus conhecimentos sobre os assuntos em discussão.

Myriam Lopes, Professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, apresentou o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a União Europeia”, enquanto Miguel Viegas, Médico Veterinário, Professor de Economia na UA e ex-deputado europeu falou sobre a “Agricultura e o ajustamento da PAC”. A terceira intervenção, de José Rocha, engenheiro informático e empreendedor, foi sobre o “Aumento da extrema-direita e populismo na UE” e, a terminar, André Pereira Matos, Professor Auxiliar de Estudos Europeus na Universidade Aberta, abordou o tema “Posição da UE face aos conflitos no mundo”.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “em primeiro lugar, é importante dar os parabéns a todos os jovens que se envolveram em mais uma edição da «Simulação do Parlamento Europeu», uma iniciativa que já tem raízes na UA, eles são os principais responsáveis pelo sucesso desta iniciativa.”

“Pelo terceiro ano consecutivo, cumprindo a sua missão de ser um ponto de contacto da União Europeia com a região, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões associou-se a este evento que pretende aproximar os jovens dos temas europeus. Neste ano, fruto das eleições europeias, sentimos que é cada vez mais importante promover a informação dos nossos cidadãos, de modo a estes poderem participar ativamente, neste grande momento da democracia que se avizinha” .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin