- EUROPE DIRECT leva a iniciativa “UEscolas” a cerca de 600 alunos das regiões de Aveiro e Viseu Dão Lafões.
Após o sucesso da primeira edição, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões está de regresso às escolas com o programa “UEscolas” com os jogos “EU é que sei!”.
Naquela que é a sua segunda edição, esta desafiante proposta dedicada à construção europeia, além de Viseu Dão Lafões, estende-se à Região de Aveiro, alargando as suas fronteiras. Este ano, no total, serão abrangidos perto de 600 alunos, de 30 turmas. O programa “UEscolas” destina-se a professores e alunos do 3.º ciclo e, à semelhança da edição anterior, visa promover, junto da comunidade escolar, a história e as dinâmicas culturais, políticas e geográficas do projeto europeu, procurando dar resposta ao, cada vez maior, interesse dos alunos pelo conhecimento das diferentes culturas de cada um dos 27 Estados Membros da União Europeia (UE).
As sessões, que vão ter lugar nos meses de maio e junho, têm início agendado para o próximo dia 15 de maio, na cidade de Ovar, e serão dinamizadas, em contexto de sala de aula, através de jogos didáticos que apresentam diversas temáticas de âmbito europeu num formato lúdico e interativo. No final de cada sessão, haverá prémios para distribuir entre os alunos que se destaquem com os melhores conhecimentos.
O arranque deste programa ficou marcado por um workshop dedicado a professores que teve por objetivo a apresentação do projeto e dos seus objetivos. Nesta sessão de trabalho o EUROPE DIRECT teve a oportunidade de dotar os docentes de conteúdos e recursos didáticos úteis, que lhes vão permitir preparar melhor atividades curriculares dedicadas aos grandes temas europeus.
Para José Carlos Almeida, responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, “o sucesso da primeira edição do programa ‘UEscolas’, motivou-nos a repetir esta iniciativa, introduzindo alguma inovação e alargando-a à Região de Aveiro. Desde o seu lançamento o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões elegeu os estudantes como uma das prioridades da sua ação, procurando disseminar os valores da União Europeia e incentivar os mais jovens à adoção de uma cidadania ativa e responsável na construção do projeto europeu. Este é mais um exemplo dessa estratégia que tem dado frutos muito positivos”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões é a entidade que acolhe o EUROPE DIRECT na região. Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, sublinha que “um dos eixos fundamentais do trabalho da CIM é o vetor “Educação”. Neste âmbito, são múltiplos os projetos que, ao longo dos últimos anos, promovemos no nosso território.”
“Mais recentemente, este trabalho conjunto, que temos desenvolvido com o EUROPE DIRECT em que aliamos a nossa experiência ao conhecimento que o EUROPE DIRECT detém sobre os temas Europeus, tem permitido capacitar os nossos jovens, acerca de temas sobre o espaço europeu e o futuro da Europa”, concluiu o Secretário Executivo.